BROCAS  E  CUPINS

     Cupins de madeira seca - O ninho é localizado totalmente dentro de uma peça de madeira, que pode ser um móvel, moldura, batente, rodapé, estrutura de telhado, miolo das portas e forro. O ataque pode ser descoberto pelos grãos que se acumulam junto à peça atacada (é muito difícil perceber o ataque pela superfície externa da peça). Para prevenir o ataque, as peças de madeira devem ser protegidas com a aplicação de um produto contra cupins (Ex: Pentox Super) em todas as superfícies, antes de serem colocadas na construção. Em peças já instaladas, o produto pode ser utilizado em todas as superfícies acessíveis, mesmo que seja necessário abrir perfurações com brocas finas. Caso já haja infestação, e não havendo comprometimento da estrutura, fazer pequenos furos ao longo da peça e injetar o produto.

     Cupins subterrâneos - O ninho pode estar localizado sob o solo ou acima dele. São construídos com terra. Para prevenção, antes de adquirir um imóvel, verificar na vizinhança se há incidência de cupins. Em caso de dúvida, executar um tratamento químico de solo com uma empresa especializada. Antes de serem aplicadas, as peças de madeira devem receber tratamento com o produto. O combate ao cupim subterrâneo é mais difícil e deve ser orientado por um especialista. É recomendado um diagnóstico detalhado ao menor sinal de ataque, que pode ser identificado pela presença de terra em caixas de força, armários de pia, conduítes ou em qualquer espaço escondido.

     Brocas - As brocas atacam móveis, molduras, batentes, estruturas e livros. Na sua fase larval, destróem a madeira perfurando grandes extensões de galerias. O ataque pode ser identificado pelo depósito de pó próximo de orifícios. Para prevenção, aplicar um produto contra brocas (Ex: Pentox Super) em todas as superfícies de peças de madeira antes da construção, utilizando pincéis ou mergulhando as peças para maior proteção. Caso a peça já esteja atacada, injetar cuidadosamente o produto e pincelar por toda a extensão da peça, observandor por uma semana; se o ataque persistir, reaplicar o produto.

Fonte: Catálogo Super Dicas Montana Química.